terça-feira, 20 de março de 2018

Acidente com carro autônomo do Uber mata mulher no Arizona - Analise de 2014 previa ocorrência e consequências..


Acidente com carro autônomo do Uber mata mulher no Arizona

É a primeira vez que um carro sem motorista se envolve em um acidente fatal; empresa suspendeu testes com tecnologia por tempo indeterminado
Por Mariana Lima - O Estado de S. Paulo
19/03/2018 | 15h04

Um carro sem motorista do Uber atropelou na noite do domingo, 18, uma moradora da cidade de Tempe, no Arizona, nos Estados Unidos. Segundo a polícia local, Elaine Herzberg, de 49 anos, atravessava a rua fora da faixa de pedestres quando foi atingida pelo veículo, morrendo no hospital. É a primeira vez que um veículo totalmente autônomo se envolve num acidente fatal. O acidente ocorre no momento em que a tecnologia começa a ganhar força no mundo.

Em nota, o Uber disse que na hora do acidente o carro estava na função autônoma, mas que um motorista estava de prontidão dentro do veículo – a empresa não informou, porém, se ele tomou alguma atitude para evitar o acidente.(...)


Não ocorreu conforme a analise do Capítulo:
7.8 UMA (POSSÍVEL) HISTÓRIA DE CARROS QUE SE AUTO-DIRIGEM
Mas as reações 'seguem o script' ....:

(...) Então, o primeiro acidente mais significativo aconteceu.

Um carro que se auto-dirigia estava vagando por aí como de costume, quando outro carro, dirigido por um humano, bateu nele. A pessoa dirigindo o veículo antigo estava excedendo o limite de velocidade e não se importou em seguir as placas da rua também. Logo, foi culpa dele. O carro cibernético tentou evitar a colisão, mas o outro carro estava simplesmente muito rápido e tudo isso aconteceu rápido demais. O resultado: o motorista do carro antigo, e o amigo que estava com ele, morreram. Os noticiários enlouqueceram. Manchetes como "Primeiro carro que se auto-dirige mata duas pessoas", "A máquina de matar", e "Quem vai pagar por isso?" dominaram a arena de notícias. As famílias das vítimas são entrevistadas em rede nacional de TV, sua dor e raiva fermentaram o ódio contra as máquinas que tinha estado dormente até então. "Eu sabia que isso ia acontecer" - "Você não pode confiar em uma máquina" - "Eu votei contra essa lei" - "Nós vamos fazer o que for necessário para nos assegurar de que isso não aconteça novamente", e outras falas sem sentido como essas foram espalhadas em cada canto das notícias. 

Apenas alguns trouxeram o fato de que, entre o inicio do uso dos carros que se auto-dirigem e o primeiro acidente de maior importância, aconteceram milhares de acidentes entre motoristas humanos, onde centenas morreram e nenhum deles apareceu nas notícias. Isso não importava: fatos não são importantes, o que importa é a nossa percepção da realidade. Alguns estados declararam que eles nunca iriam permitir que essas máquinas infernais causassem mais danos e se recusaram a aceitá-las. Mais legislação, mais discurso público, mais debates e oposição logo se seguiram.  (...)



UBER COMPRA 24 MIL VOLVOS XC90 PARA EXPANDIR SUA FROTA DE AUTÔNOMOS

Carros serão entregues entre 2019 e 2021
por REDAÇÃO AUTOESPORTE



20 de nov de 2017 - A Uber entrou em um acordo para comprar milhares de carros da Volvo para preparar uma frota de veículos totalmente autônomos. ... O novo contrato prevê a compra de até 24 mil veículos XC90 entre 2019 e 2021, em um negócio que deve render cerca de US$ 1,4 bilhão (R$ 4,6 bilhões) à montadora.





Apollo (Baidu) pode permitir que um engenheiro de software converta qualquer carro em um veículo auto-dirigido em cerca de 48 horas.

Baidu lançou o Apollo Scape, considerado o maior conjunto de dados de código aberto do mundo para tecnologia de condução autônoma. Apollo é a plataforma de condução autônoma da Baidu, Apollo, que Baidu espera que se torne "o Android da indústria automobilística".

https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6381241171112390656




UBER x Caminhoneiros
Chegou a vez, depois dos taxistas. Só q agora caminhoneiro não será motorista UBER...


(...) Os caminhões autônomos da Uber vêm sendo testados há alguns meses, e agora fazem parte do esquema de distribuição de carga do Uber Freight. No entanto, nem todas as entregas são feitas com esses veículos inteligentes.





Como um Carro Elétrico Auto Conduzido vê e reage ao seu entorno: Super Computador sobre Rodas!


---- E as melhorias esperadas, em custo e performance, dos Veículos Elétricos Auto Conduzidos (fator 1000x, até 2025 - para sensores Lidar e CPU's para IA) são os argumentos do Tony Seba para adoção, breve, do Transporte como Serviço (TcS). 



Por fatores econômicos = 10× mais barato usar TcS do que possuir Carro Individual.

UBER e seus rivais chineses já iniciaram o processo. 

Veremos... Até aqui acertou as previsões do livro de 2014...



Tesla anuncia os preços dos seus caminhões elétricos revolucionários

https://www.facebook.com/automacaoInteligenciaorganizacional01/photos/a.648435865360280.1073741828.648414898695710/863964510474080/?type=3&theater





Uber compra US$ 1 bilhão em carros que vão dirigir sem motorista. Amazon faz 1ª entrega de produtos usando drone

https://www.facebook.com/automacaoInteligenciaorganizacional01/photos/a.648435865360280.1073741828.648414898695710/862343853969479/?type=3&theater





DISRUPÇÃO LIMPA DE ENERGIA E TRANSPORTE - Tony Seba - A era industrial, na energia e nos transportes, acabará até 2030. Talvez antes. (Tradução da resenha do autor)

As tecnologias de melhoramento exponencial, como energia solar, veículos elétricos e carros autônomos (auto-condução) irão perturbar e varrer as indústrias de energia e transporte como as conhecemos

https://www.facebook.com/DespertarGaia/photos/a.869697769817496.1073741827.869692046484735/1548043185316281/?type=3&theater






EXAME: Holanda testa primeiro ônibus sem motorista em vias públicas - 02/02/2016

São Paulo – O primeiro ônibus elétrico sem motorista foi testado em vias públicas na Holanda. Chamado WePod, o veículo pode transportar até seis pessoas e atinge velocidade máxima de 24 km/h.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10207125253390395&set=g.500167086714068&type=1&theater&ifg=1




Veículos sem Motoristas: a Google não está mais sózinha


3 comentários:

  1. Alex Paulo sobre "O que podemos e precisamos aprender desta ocorrência?"
    Que a automação nível 5 é necessária imediatamente.
    https://www.facebook.com/alex.paulo.716195/posts/1909431922613738

    Alex Paulo adicionou 2 novas fotos.
    15 de janeiro de 2017 ·
    https://futurism.com/welcome-to-the-future-of-driving-are-you-ready/

    TRADUÇÃO:
    A Tesla Motors anunciou que cada carro em produção terá a capacidade de autonomia completa em 2018 (Nível 5).

    Níveis de automação dos carros:

    Nível 0: [Motorista Necessário]
    Nível mais básico, o motorista (humano) controla tudo, o volante, freios, marchas, aceleração.

    Nível 1: [Motorista Necessário]
    Praticamente as únicas automatizações são: a marcha e a aceleração automática.

    Nível 2: [Motorista Necessário]
    Além da marcha e da aceleração automática, o veículo possui "piloto automático" (que controla automaticamente a velocidade do veículo), e centralização do veículo na faixa.
    Obs: Com o "piloto automático" ligado, o motorista pode remover a mão do volante e o pé do acelerador, mas deve estar preparado para assumir o controle a qualquer momento.

    Nível 3: [Motorista Necessário]
    O motorista serve apenas para "tomar o controle em situações extremas", em situações com determinado tráfego, com condições ambientais diferenciadas, ou com possível perigo à segurança dos passageiros e pedestres.
    Isso significa que o motorista é necessário para atuar apenas em situações de necessidade.

    Nível 4: [Motorista Não é Necessário]
    Veículos com essa tecnologia são programados para atuar em todos os tipos de situações de segurança críticas, e em ruas e estradas que ele foi designado. Ou seja, essa tecnologia ainda não consegue prever alguns tipos de cenários que não estão em sua programação.
    Obs: Esse tipo era para ser o "Veículo Totalmente Autônomo".

    Nível 5: [Motorista Não é Necessário]
    Esse tipo se refere ao "Veículo Totalmente Autônomo", essa tecnologia simula o equivalente a um motorista humano em todo e qualquer cenário, incluindo em situações de perigo, ambientes extremos, ruas sujas, etc.

    Basicamente existe 3 tipos de tecnologia:

    -Os Veículos Automáticos (Níveis 0-2);
    -Os Veículos Autônomos (Nível 3-4);
    -Os Veículos Sem Motorista (Níveis 5).

    No último caso, os "Veículos Sem Motorista" já são produzidos de forma que não precisam conter volante, marchas, freio, ou acelerador.

    https://www.techrepublic.com/article/autonomous-driving-levels-0-to-5-understanding-the-differences/

    ResponderExcluir
  2. Um excelente artigo:

    No caso de acidentes com carros autônomos, quem deveria ser responsabilizado?

    http://www.danielscott.com.br/carro-autonomo-punicao/

    ResponderExcluir
  3. #UberAutonomoINOCENTE?
    “Eu suspeito preliminarmente que parece que a Uber provavelmente não seria a culpada neste acidente”, disse Sylvie Moir, chefe de polícia em Tempe, ao San Francisco Chronicle. Segundo ela, o motorista do veículo disse que o acidente ocorreu em um instante, ao ponto de que seu primeiro alerta de que uma colisão ocorreu foi o som da batida.

    Moir ainda continua, explicando que os vídeos que registraram o incidente deixam pouco espaço para acreditar que havia como evitar uma colisão. “É bem claro que teria sido difícil evitar essa colisão em qualquer tipo de modo (autônomo ou dirigido por humanos) baseado em como ela saiu das sombras diretamente para a estrada”, afirmou.

    CARRO AUTÔNOMO DA UBER PODE NÃO TER CULPA NO ACIDENTE QUE MATOU PEDESTRE

    https://www.tecmundo.com.br/mobilidade-urbana-smart-cities/128346-carro-autonomo-uber-nao-ter-culpa-acidente-matou-pedestre.htm

    ResponderExcluir