terça-feira, 28 de agosto de 2012

Definições sobre Produto financeiro ou Produto bancário - Wikipédia

Publicação original = Fórum SBGC-TIC     28/5/2008 6:13 PM


Produto financeiro 


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. 

Produto financeiro ou Produto bancário é um termo difícil de conceituar. 

A seguir algumas definições extraídas de livros relacionados ao assunto (ver o tópico Bibliografia, a seguir): 



[20120828] Consulta em 15/05/08:
{22h12min de 13 de junho de 2010 Hermógenes Teixeira Pinto Filho (discussão | contribs) apagou a página Produto financeiro (ESR: o conteúdo era: '{{Esr2|1=11 de junho|marcação=20100611|2=Me parece obviamente todo feito de VDA.MachoCarioca <sup>oi</sup> 03h58min de 7 de jun)}

Produto financeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Produto financeiro ou Produto bancário é um termo difícil de conceituar.


A seguir algumas definições extraídas de livros relacionados ao assunto (ver o tópico Bibliografia, a seguir):


  • COBRA (2000, p. 83):
    • Produtos Financeiros envolvem mais que interesses monetários, pois incluem a prestação de serviçosfinanceiros por um valor baixo ou gratuíto. Ou seja, as Instituições Financeiras antes de vender produtosprestam serviços, guardam dinheiro e muitas vezes não cobram taxa por estes serviços, descontam cheques, efetuam pagamentos, emprestam dinheiro e realizam uma infinidade de transações sem cobrar ou a um baixo valor unitário. O lucro das Instituições Financeiras depende do volume de transações e da sua capacidade criativa de gerar negócios.
    • Serviços Financeiros são serviços prestados por Instituições Financeiras e que acompanham os ProdutosFinanceiros oferecidos a seus clientes, pessoas físicas e / ou pessoas jurídicas. As ofertas de produtos e de serviços das Instituições Financeiras devem ser orientadas para atender às necessidades e desejos dos seus clientes. É importante observar também que, além das características da intangibilidade, produção e distribuição simultânea, os Produtos Financeiros diferenciam-se dos produtos físicos e portanto tangíveis.

  • DANTAS (1994) diferencia produtos e serviços:
    • Produtos Financeiros são instrumentos através dos quais as Instituições Financeiras efetuam suas operações de captação e aplicação, isto é, são as atividades executadas durante o processo de obtenção de recursos e concessão de créditos, pois têm seu preço definido em função do valor da operação
    • Serviços Financeiros são atividades não relacionadas com o processo de obtenção de recursos e concessão de créditos, sendo sua remuneração definida por um valor e / ou percentual fixo, pré-determinado(s), sobre o valor envolvido no serviço.

  • GOUVEIA (1994) declara não existirem definições exatas para produtos e serviços no ambiente financeiro.

  • HASTINGS (1999, p.55):
    • O termo Produto Financeiro, quando se refere àquilo que as Instituições Financeiras oferecem ao mercado, é usado em sentido figurado. De fato, no sentido rigoroso do termo, as Instituições Financeirasnão oferecem "produto" algum - oferecem, isto sim, serviços, caracterizando-se como empresas prestadoras de serviços financeiros. Entretanto, o uso do termo Produto Financeiro tem se tornado tão comum, no ambiente das instituições financeiras, que não há razão prática para condená-lo.

  • KOTLER:
    • "Produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo”. “Serviço é qualquer ato ou desempenho, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer a outra e que não resulta na propriedade de nada. A execução de um serviço pode estar ou não ligada a um produtoconcreto” (KOTLER, p. 448).

Bibliografia

COBRA, Marcos. Marketing de Serviço Financeiro. São Paulo: Cobra, 2000.

DANTAS, Wagner V. Custos bancários modelo conceitual, sistemas e implementação. São Paulo, 1994. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade), Departamento de Contabilidade Atuária, Universidade de São Paulo - USP.

GOUVEIA, Joaquim, J. F. A . Custos bancários, introduzindo o sistema de custos baseado em atividades (ABC): um caso prático. São Paulo, 1994. Dissertação (Mestrado em Contabilidade), Departamento de Contabilidade Atuária, Universidade de São Paulo - USP.

HASTINGS, David F. Banking: Gestão de Ativos, Passivos e Resultados. São Paulo: FGV, 1999.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.


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