As ações de Inteligência de Mercado são focadas em clientes, tendências de
mercado e concorrentes de acordo com pesquisa do IBRAMERC. As empresas estão
buscando resultados mais rápidos e visíveis para a área de Inteligência de
Mercado.
Esse resultado encaixa-se em artigo que escrevi recentemente
sobre Inteligência Competitiva e Empresarial. Veja texto abaixo:
Como a
teoria é, muitas vezes, diferente da prática no ambiente empresarial, a área de
Inteligência Competitiva acaba abrangendo muito mais do que informações externas
(mercado e concorrência), sendo responsável por demandas que incluem desde dados
quantitativos e performance de produtos ao mapeamento inteligente de clientes.
Para ler o artigo na íntegra, acesse http://inteligenciaempresarial-brasil.blogspot.com/2008/05/as-faces-da-inteligncia-como-direcionar.html
Esses resultados mostram que a Análise Win/Loss de Clientes, Forecasting
e Cenários Prospectivos já estão ganhando maior espaço no ambiente corporativo.
Essas técnicas fazem parte do Método REVIE (Rede de Valor para
Inteligência Empresarial) – a Rede de Melhores Práticas para MKT e Vendas.
Processos, padrões e metodologias aplicáveis à Inteligência de Mercado
com resultados rápidos e a necessidade de enxergar a cadeia de valor como um
todo fazem parte da evolução da Inteligência Competitiva e Empresarial no
Brasil.
Estratégias de Inteligência de Mercado crescem nas
empresas
30 de julho de 2009
Por Redação
De acordo
com pesquisa, mais de 83% das empresas já contam com estas iniciativas; nos
próximos cinco anos, 37% das organizações entrevistadas terão um aumento
significativo nos investimentos da área.
Em um momento onde as
incertezas da economia mundial se transformaram nas grandes preocupações da
maioria das empresas, as ações de Inteligência de Mercado acabaram se tornando a
grande aposta das organizações para auxiliá-las nas tomadas de decisão. Isto é o
que mostra a pesquisa “Panorama da Aplicação da Inteligência de Mercado no
Brasil – Cenário 2008' , realizada pelo Instituto Brasileiro de Inteligência de
Mercado – Ibramerc, entidade pertencente à Federação Brasileira de
Desenvolvimento Corporativo – Febracorp.
Realizada com 132 empresas,
sendo 55% pertencentes ao mercado nacional, um dos principais resultados da
pesquisa está relacionado ao aumento destas iniciativas nas empresas. Em 2007,
72% das organizações realizavam ações de IM. Já em 2008, este índice subiu para
83%. “Iniciativas de Inteligência de Mercado estão ficando cada vez mais comuns
entre as empresas, o que demonstra um claro amadurecimento do mercado”, explica
Robson Alberoni, presidente do Ibramerc.
Outro ponto que merece atenção
está relacionado à previsão de investimento na atividade nos próximos cinco
anos. De acordo com os entrevistados, 37% das empresas terão um aumento
significativo nos investimentos da área, ficando atrás dos 48% que responderam
que haverá um aumento moderado. Apenas 13% responderam que os investimentos se
manterão iguais.
A análise também apontou que 35% das ações de
Inteligência de Mercado estão focadas nos clientes, seguido por 23% nas
tendências de mercado, e 22% nos concorrentes. Os 18% restantes se dividem com
ações focalizadas em supply chain, produtos substitutos, tendências macro
ambientais, políticas governamentais, fornecedores ou outras atividades.
Outro dado interessante se refere à média do número de funcionários
alocados para o exercício da atividade, que gira entre quatro e cinco pessoas.
De acordo com Alberoni, “a média apontada na pesquisa consolida o processo de
crescimento da área de IM nas empresas e mostra a necessidade de termos
profissionais bem preparados para executarem as tarefas de IM com supremacia”.
http://www.metaanalise.com.br/inteligenciademercado/content/view/2257/29/
De Daniela 13/8/2009 11:44 PM
ResponderExcluirOlá Colegas da SBGC, para quem se interessa pelo tema Inteligência (Empresarial, Organizacional, Competitiva, infra de BI) pode ser também interessante a leitura de um artigo que escrevi e foi publicado em alguns portais especializados como: IBRAMERC, Meta Análise e MBI.
As Inteligências: arsenal de competitividade e conhecimento para vencer a guerrilha empresarial
http://inteligenciaempresarial-brasil.blogspot.com/2009/01/novo-artigo-as-inteligncias-arsenal-de.html
ou
http://www.ibramerc.org.br/itemBiblioteca.aspx?id=514
Fica o convite para visitarem o meu blog: http://www.revie.com.br/site-blog
Sugestões são muito bem-vindas!
SDS,
Daniela