terça-feira, 28 de agosto de 2012

HSBC reformula intranet e ganha eficiência na tomada de decisões

Publicação original = Fórum SBGC-TIC     2/5/2008 1:26 PM

Projeto implementado em parceria com a TerraForum é reconhecido como “Ouro da Casa”

Tirar o melhor proveito do ambiente virtual para agilizar a comunicação e tornar mais claras as estratégias corporativas não é novidade no HSBC, onde há cerca de dois anos o CEO da empresa vem interagindo com os funcionários por meio de um blog semanal. O avanço agora está na estruturação de um Portal Corporativo dentro do conceito mais amplo de gestão do conhecimento e da informação, iniciativa que estreou oficialmente em 2008, mas que já vem mexendo com a dinâmica da instituição desde o começo do ano passado, quando o projeto teve início. 

Nesse período, mais de três mil colaboradores foram ouvidos em entrevistas, dinâmicas e testes para reestruturar os sistemas de busca e o modelo de gestão da Intranet. Segundo Paulo Floriano, consultor da TerraForum à frente da implementação, as mudanças abrangeram desde a definição precisa dos fluxos de informação e de governaça até o estabelecimento de uma nova dinâmica para a navegação e o look and feel. Todo o conteúdo foi remodelado, até mesmo no tocante à redação, tendo em vista um melhor ajuste às necessidades dos colaboradores. O reconhecimento da adequação do modelo proposto se materializou na conquista do primeiro lugar na categoria Trabalho em Equipe do concurso “Ouro da Casa”, uma das mais importantes e concorridas premiações realizadas internamente pelo HSBC. 

Fator de competitividade

“A nova Intranet foi concebida para ser a principal ferramenta de trabalho dos nossos colaboradores, facilitando a rotina de atuação. É um ambiente que centraliza a captação e a difusão das informações, compartilhando conhecimento”, afirma Luciano Miranda, gerente do HSBC responsável pelo projeto. Segundo ele, a consulta aos profissionais da matriz e das diversas agências do banco no país foi essencial para nortear as decisões e fazer do portal um instrumento de uso efetivo. “Além de melhorar a satisfação dos trabalhadores, o mecanismo possibilita ampliar a qualidade do atendimento aos clientes, aumentar a produtividade e reduzir os custos, o que gera impactos positivos para os resultados do negócio”. 

José Cláudio Terra, presidente da TerraForum e precursor no Brasil em gestão do conhecimento e portais corporativos – são de sua autoria os primeiros livros sobre esses dois temas lançados no país – observa que o gerenciamento estratégico da informação e do conhecimento é hoje fator de eficiência, eficácia e competitividade das empresas. “O HSBC optou por um projeto robusto e tem uma visão clara sobre a evolução da ferramenta e suas potencialidades, até mesmo no que diz respeito a impulsionar os negócios da instituição no país”. Terra destaca como vantagens do sistema o acesso centralizado e rápido às informações e a força dos ambientes virtuais para fazer fluir o conhecimento dos níveis mais estratégicos até a ponta, e vice-versa. 

Juliana Vale Marques, head da área de endomarketing do HSBC, considera que a nova Intranet não apenas dinamiza a comunicação com os colaboradores, mas também tem forte influência para viabilizar tomadas de decisão mais ágeis e assertivas. “Trata-se de um recurso crítico para uma instituição como a nossa, que tem cerca de 28 mil colaboradores em mais de 560 municípios do país”. 

Entendendo o que é um portal

Embora possam apresentar diversos níveis de sofisticação, os portais corporativos não se confundem com outras tecnologias de interface web. Entre as características que os distinguem está a alternativa de acesso amplo e seguro a partir de uma única autenticação. Na prática isso significa que a digitação da senha abre caminho para que o colaborador utilize todos os aplicativos permitidos a seu perfil de usuário. 

Portais corporativos dispõem de um grande número de interfaces, possibilitando a rápida integração de aplicativos e sistemas sem grande necessidade de programação ou adaptação de plataformas. A portabilidade é igualmente um aspecto peculiar, vialibizando o acesso ao conteúdo por meio de vários tipos de hardware, tais como PCs, terminais, Palms, celulares etc. Outro fator importante diz respeito à escalabilidade, uma vez que os portais corporativos têm de ser capazes de suportar elevado número de usuários acessando o sistema simultaneamente. 


Fonte:

Newsletter TerraForum

http://www.terraforum.com.br/
http://www.terraforum.ca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário