segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Inteligência e “Mineração” Social: Construindo sentido em Sociedades Web

Publicação original = Fórum SBGC-TIC  30/6/2008 5:19 PM

Traduzido de: 


Publication Date: 9 January 2008 / ID Number: G00154600 / Gartner Research 

Social Mining and Social Intelligence: Making Sense of Web Societies 

Kathy Harris, Rita E. Knox


Os requisitos para a “mineração” e inteligência social estão surgindo do uso empresarial de software social. As organizações estão construindo ambientes, baseados na Web, nos quais sociedades complexas são capazes de formar, utilizar, evoluir e criar conteúdos de alto valor. As organizações precisam pesquisar e obter conhecimento desses ambientes e conteúdos, de modos que vão além das análises básicas, tais como extrair fatos, nomes ou lugares. 


Principais conclusões 


• O volume de conteúdos sociais, recolhidos e armazenados pelas organizações, está aumentando rapidamente através de atividades formais e informais, na WEB. 

• As organizações de Fornecedores e Usuário estão melhorando as aplicações tradicionais de “mineração” de dados, análise e inteligência, para extrair informações semânticas de conteúdos sociais. No entanto, tecnologias tradicionais não descobrem ou analisam inteiramente os comportamentos, motivações e as tendências das redes humanas. 

• As técnicas e ferramentas de “mineração” e inteligência social permitirão que as organizações entendam as dinâmicas presentes em suas sociedades WEB, em construção, quer se trate dos clientes, colaboradores, parceiros ou clientes potenciais ou mercados em geral. 

• A “mineração” e inteligência social surgirá a partir de três fontes: aprimoramentos de ambientes de analise e “mineração” de dados e de Business Intelligence (BI); ambientes de colaboração social e de soluções pontuais para Sociedades Web. 


Recomendações


• Estabelecer uma equipe com três responsabilidades: determinar como sua organização vai explorar a “mineração” e a inteligência social, pesquisa de engenharia social e projeto dos resultados esperados das Sociedades Web. 

• Identificar atividades empresariais que envolvam comunidades sociais. Estabelecer orientações para a forma como informações sociais serão recolhidas e gerenciadas. 

• Desenvolver estratégias e planos iniciais para potencializar relações sociais e conteúdos baseados na Web. Identificar problemas e oportunidades que a análise e inteligência social pode tratar. 

• Avaliar as capacidades e as lacunas atuais em matéria de análise, “mineração” e inteligência quando aplicadas em informação social. Identificar tecnologias que possam extrair informações úteis agora. Começar a monitorar tecnologias para tratar estratégias e ambições futuras. 


Vale a pena ver o artigo completo para tentarmos não perder o “bonde” do que é Inteligência de Negócio hoje. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário