domingo, 5 de agosto de 2012

Metadados - Produzindo conhecimento em TIC

Publicação original = Fórum SBGC-TIC 13/6/2006 7:49 PM


As mensagens em resposta à esta contém traduções minhas de artigos do site http://www.dmreview.com/ sobre Metadados. Estas traduções são de 2002, logo os arquivos originais, em inglês, podem não estar mais disponíveis. 

Os textos discutem a importância crescente da documentação de sistemas e informações das organizações (metadados), incluindo modelos de dados e documentações de processos. 

Metadados compõem o conhecimento explícito. Abaixo algumas definições sobre tipos de conhecimento. 

TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação

At. 
Claudio 


Conhecimento explícito

Conhecimento explícito é aquele que pode ser exteriorizado por palavras, imagens, ou qualquer outro veículo de transmissão de experiências sem a interação entre pessoas. Presente nos livros, manuais, bases de dados e de informações, registros de participações em fóruns de discussão WEB, etc. 

Conhecimento tácito.

De uma forma simplificada, conhecimento tácito é aquele que não pode ser exteriorizado por palavras. Calado, silencioso.Não expresso; subentendido, implícito, que, por não ser expresso, se deduz de alguma maneira. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Conhecimento_t%C3%A1cito) 

Conhecimento tacito se constrói por meio da vivencia coletiva, desenvolvimento de visoes de mundo, capacidade de interpretacao do ambiente, empatia para poder se colocar verdadeiramente no lugar do outro, etc. (José Claudio C. Terra) 

Conhecimento (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre)

O conhecimento inclui, mas não está limitado, às descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são ou úteis ou verdadeiros. O estudo do conhecimento é a epistemologia. 
O conhecimento distingui-se da mera informação porque está associado a uma intencionalidade. Tanto o conhecimento como a informação consistem de declarações verdadeiras, mas o conhecimento pode ser considerado informação com um propósito ou uma utilidade. 

O conhecimento, não pode ser inserido em um computador por meio de uma representação, pois neste caso seria reduzido a uma informação. Assim, neste sentido, é absolutamente equivocado falar-se de uma "base de conhecimento" em um computador. No máximo, podemos ter uma "base de informação", mas se não é possível processá-la no computador e transformar seu conteúdo, e não apenas a forma, o que nós temos de fato é uma tradicional base de dados. 
Associamos informação à semântica. Conhecimento está associado com pragmática, isto é, relaciona-se com alguma coisa existente no "mundo real" do qual temos uma experiência direta. 

O conhecimento pode ainda ser apreendido como um processo ou como um produto. Quando nos referimos a uma acumulação de teorias, ideias e conceitos o conhecimento surge como um produto resultante dessas aprendizagens, mas como todo produto é indissociável de um processo, podemos então olhar o conhecimento como uma atividade intelectual através da qual é feita a apreensão de algo exterior à pessoa. 

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