sexta-feira, 7 de junho de 2019

Disrupção Montadoras - Estacionamentos - Queda de Viagens Ônibus - Micro Mobilidade (Bikes, Patinetes, etc. elétricos) - Nissan Leaf: R$50 = 240 Km (EV-Veículo Elétrico) => Abundância ou Desastre?






‘Efeito Uber’ provoca revolução nos estacionamentos 
Disrupção Estacionamentos: buscam reinvenção com uma série de novos serviços, entre carros compartilhados, bicicletários e prestação de serviços

https://link.estadao.com.br/noticias/inovacao,efeito-uber-provoca-revolucao-nos-estacionamentos,70002856454

Parte de:  Mobilidade-como-um-Serviço (MaaS) descreve uma mudança de propriedade pessoal de meios de transporte para soluções de mobilidade  que são consumidos como um serviço.

Isso é possibilitado  através da combinação de serviços de transporte públicos e prestadores privados de serviços de transporte, através de um servidor de acesso unificado  que cria e gerencia a viagem, a qual os usuários podem pagar com uma única conta.

Os usuários podem pagar por viagem ou uma taxa mensal para uma distância limitada. O conceito-chave por trás de MaaS é oferecer aos viajantes soluções de mobilidade com base em suas necessidades de viagem.  (...)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mobilidade_como_servi%C3%A7o


Viagens de ônibus: queda - Mudanças Mobilidade Urbana
Custo alto, má qualidade dos carros, ineficiência das rotas levam passageiros à busca de alternativas de mobilidade.


*São Paulo*
SP tem menor número de viagens de ônibus em 10 anos
Uso do bilhete único caiu 50% em 2017. Elevação da tarifa faz passageiro buscar outras formas de transporte

https://www.mobilize.org.br/noticias/10823/sp-tem-menor-numero-de-viagens-de-onibus-em-10-anos.html

*Belo Horizonte*
Queda no número de usuários de ônibus é a maior em 11 anos
Entre 2016 e 2017, coletivos perderam 33 milhões de passageiros, que consideram o modal caro e sem qualidade

https://www.otempo.com.br/cidades/queda-no-n%C3%BAmero-de-usu%C3%A1rios-de-%C3%B4nibus-%C3%A9-a-maior-em-11-anos-1.2009836

*Belém*
(...) Em 2018, a quantidade média de passageiros pagantes/mês foi de 17.108.573. "Se comparado ao ano anterior, esse número sofreu uma redução de aproximadamente 1.800.000 pagantes. (..)

https://www.oliberal.com/belem/em-24-horas-35-ônibus-ficaram-no-prego-em-belém-1.112145

*Curitiba*
2018/2017 = menos 2,89 milhões
2017/2016 = queda foi de 19,8 milhões
2016/2015 = diferença foi de 17,6 milhões de passageiros

“A crise econômica gerou uma queda muito grande no uso do vale-transporte.?As facilidades para comprar carros e a concorrência dos aplicativos de transporte também pesaram”,

https://www.gazetadopovo.com.br/politica/parana/transporte-coletivo-tem-reducao-de-quase-3-milhoes-de-passageiros-em-2018-e57cgyw3pfyko0nv2y5ydovv9/

*Maceió*
Empresas de ônibus registram pior queda de passageiros da história em *Maceió*
Comparado com 2015, houve uma redução de 24%, o que significa um prejuízo mensal de 6 milhões e 72 milhões ao ano
O primeiro mês de 2019 registou o pior número de passageiros da história das empresas de transporte de Maceió,...

https://maceio.7segundos.com.br/noticias/2019/02/20/133485/empresas-de-onibus-registram-pior-queda-de-passageiros-da-historia-em-maceio.html

*Natal*
Número de passageiros de ônibus em *Natal* cai 22% em cinco anos
Crise econômica e desemprego de um lado, aumento da frota de veículos particulares..., somados à ineficiência do serviço de transporte público, aos novos padrões de consumo, e ao advento de aplicativos de transporte individual.

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/naomero-de-passageiros-de-a-nibus-em-natal-cai-22-em-cinco-anos/423417


*ANUÁRIO: Pelo quarto ano seguido ônibus urbano perde passageiros* 01/08/2018 | NTU
Estudo feito pela NTU mostra queda de 3,6 milhões de usuários por dia e revela aumento das gratuidades nos coletivos

(*O estudo é feito com base em nove capitais analisadas na série histórica* - Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo )

De acordo com levantamento anual, feito há 25 anos pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), o serviço de transporte público coletivo urbano continua em declínio no País. Dados do Anuário 2017-2018 revelam que, no ano passado, a redução média de demanda foi de 9,5% (a terceira maior desde o início da série histórica), equivalente à perda diária de 3,6 milhões de passageiros em todo País, em comparação a 2016.

Segundo o estudo da NTU, o transporte público por ônibus perdeu 35,6% dos passageiros pagantes em pouco mais de 20 anos. Isso ajuda a explicar, por exemplo, o aumento das tarifas, já que agora há menos usuários rateando os custos da operação, já que a oferta do serviço não é reduzida na mesma proporção da queda do número de usuários.

Outro agravante da situação é a sobrecarga das gratuidades concedidas a estudantes, idosos e outros passageiros definidos em lei, que em um ano passou de 17% para 20,9%. Isso significa que um em cada cinco passageiros viaja de graça atualmente; como esse custo também é rateado entre os usuários pagantes, o maior o peso das gratuidades também encarece o valor das tarifas.

A diminuição da demanda foi agravada especialmente nos últimos cinco anos (a partir de 2014), culminando em uma perda média acumulada de 25,9% dos usuários pagantes. O estudo é feito com base em nove capitais analisadas na série histórica - Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo - e compara o desempenho do setor levando em consideração os meses de abril e outubro de cada ano.

A redução expressiva de usuários do serviço agrava o desempenho do setor, que só acredita na retomada do crescimento e níveis de produtividade mais seguros mediante a adoção de um conjunto de ações focadas em três eixos fundamentais: melhoria da qualidade dos serviços ofertados; transparência do setor para a sociedade e preços acessíveis aos passageiros.

"Infelizmente, o número de demanda vai continuar caindo enquanto não houver políticas públicas de prioridade ao ônibus nas vias e enquanto o passageiro for o único a arcar com os custos da tarifa", afirma Otávio Cunha, presidente executivo da NTU. Ele também atribui o agravamento da situação ao impacto negativo do cenário econômico do país, que favorece o aumento do desemprego e restringe até os deslocamentos para quem busca trabalho.

https://www.ntu.org.br/novo/NoticiaCompleta.aspx?idNoticia=1005&idArea=10&idSegundoNivel=106


Wi-Fi rápido e gratuito da Google chega ao Brasil 
Democratização de Acesso, também, à apps de Mobilidade

https://www.tecmundo.com.br/internet/142218-google-station-brasil-8-pais-estacoes-wi-fi-rapido-gratuito.htm


Nissan Leaf: R$50 = 240 Km EV (Veículo Elétrico)

RESUMO DA NOTÍCIA

  • 240 quilômetros é autonomia média mais próxima para uso no Brasil
  • Custo é alto na comparação com o de países com programas de incentivo
  • Ainda assim, é competitivo quando temos gasolina custando quase R$ 5
  • Elétrico começa a ser vendido de fato no final de julho
  • Preço é de R$ 178.400



🤩/😱Disrupção Montadoras: Abundância ou Desastre?

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UMA VISÃO ESTRATÉGICA PARA ENERGIA e MOBILIDADE  
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#Clean #Disruption: evidências    

>>> SAIBA MAIS:

DISRUPÇÃO LIMPA DE ENERGIA E TRANSPORTE - Tony Seba - A era industrial, na energia e nos transportes, acabará até 2030. Talvez antes.

* Legenda em Português do vídeo Tony Seba: Clean Disruption - Energy & Transportation (‎28‎ de ‎janeiro‎ de ‎2018, ‏‎19:10:14- ( na última imagem: como assistir com a legenda e colaborar para sua aprovação ))

#TransiçãoEnergética   #Energias   #TransporteComoServiço    #JeremyRifkin   #TonySeba

(Celular)  
(Telas Grandes)  


Algumas de minhas colaborações para analise de Oportunidades e Riscos da:

- 🖱#Revolução 4.0:🖱 #nanotecnologias, #neurotecnologias, #robôs, #inteligênciaArtificial, #biotecnologia, #sistemasArmazenamentoEnergia, #drones  e #impressoras3D. 


#QuartaRevoluçãoIndustrial #ParaQuem⁉


"Havia um trabalho importante a ser feito e todos tinham certeza de que ALGUÉM o faria. 

QUALQUER UM poderia tê-lo feito, mas NINGUÉM o fez.

ALGUÉM zangou-se porque era um trabalho de TODOS.

TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO deixasse de fazê-lo.

Ao final, TODOS culparam ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito."

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