DOMINGO, 5 DE AGOSTO DE 2012
http://automacao-inteligencia-organizacional.blogspot.com.br/2012/08/business-intelligence-uma-estrutura-de.htmlPublicação original = Fórum SBGC-TIC 15/12/2008 12:03 AM
quote:
3 Modelo Informacional
3.1 Definição
Representa as necessidades de informações que deverão ser atendidas pela solução de Inteligência de Negócio (Business Intelligence) que será desenvolvida.
Identifica as preocupações e focos de investigação que os Gestores explorarão, com base nos dados operacionais e do ambiente da Organização, para tomar as decisões que esta solução deverá suportar.
3.2 Áreas de Decisão
Identificam os Focos de Gestão de cada um dos Gestores que deverão ser atendidos pela solução.
Exemplos: Marketing, Orçamento, Gestão Operacional, Gestão de Aprendizagem
3.3 Níveis Organizacionais
Identifica os horizontes temporais de decisão que a solução deverá atender. Geralmente um ou mais dentre os seguintes:
Diretoria – a solução deverá suportar a tomada de decisões estratégicas, ou de longo prazo
Média Gerência – as decisões suportadas atenderão necessidades táticas associadas ao cumprimento de objetivos de médio prazo
Gestão Operacional – a solução será utilizada para acompanhar as ocorrências do dia a dia da Organização.
3.4 Exemplos de Questões Organizacionais para Gestão
Quantos clientes compraram um determinado Produto no último mês, trimestre, semestre ou ano ? E no período correspondente anterior ?
Os Clientes que compram um determinado tipo de Produto ou Serviço normalmente adquirem que outros Produtos ou Serviços ?
Qual a relação entre Satisfação com o Atendimento e o tipo de formação do Atendente ?
Qual a relação entre Produtividade e o nível educacional, ou tipo de formação, do Colaborador ?
Qual é o Fator de Inovação de cada Unidade Organizacional (Receita de Novos Produtos ou Serviços / Receita Total da Unidade Organizacional) ?
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De claudioprospero 21/5/2009 1:25 PM
ResponderExcluirTecnologia
BI encabeça lista de prioridades dos CIOs, diz estudo
No ranking das dez tecnologias que mais interessam aos gestores de TI da América Latina ainda aparecem aplicações de negócio, tecnologias de armazenamento, VoIP, entre outras
Fabiana Monte, editora-assistente do COMPUTERWORLD
Publicada em 14 de abril de 2009 às 16h48
Durante um evento realizado em São Paulo (SP), a consultoria Gartner divulgou o ranking das dez tecnologias consideradas prioritárias por CIOs em todo o mundo. Mais uma vez, Business Intelligence (BI) encabeça a lista.
Uma comparação entre as prioridades de executivos de tecnologia da América Latina e do resto do mundo mostra que, embora as nações estejam em estágios diferentes de adoção tecnológica, os três primeiros lugares do ranking do Gartner se repetem. Depois de BI, estão aplicações de negócios (ERP, CRM e SCM) e tecnologias de armazenamento (virtualização), esta última ocupava a oitava colocação em 2008.
Segundo Donald Feinberg, analista emérito do Gartner, não é surpresa que as aplicações empresariais apareçam no segundo lugar da lista. "Elas alimentam o BI", justifica.
A partir da quarta posição do ranking, as prioridades de executivos da AL e do resto do mundo divergem. Entre os latino-americanos, VoIP - que sequer aparecia na lista de 2008 - ocupa o quarto lugar, seguida por atualização, modernização e substituição de sistemas legados.
Em sexto lugar estão as tecnologias de segurança; tecnologias colaborativas vêm em sétimo; SOA é a oitava; aplicações e aparelhos de mobilidade aparecem em nono; e gerenciamento de fluxo de trabalho na úlima colocação.
No ranking mundial, modernização, atualização e substituição de sistemas legados está em quarto; tecnologias colaborativas em quinto e VoIP na sexta posição. O ranking não indica o sétimo e o décimo lugares apontados por CIOs de países fora da AL, mas mostra tecnologias de segurança na oitava posição; e SOA em nono lugar.
De claudioprospero 19/8/2009 8:23 AM
ResponderExcluir[SBGC] Por que xPM? (xPM = BPM, CPM ou EPM) [1]
Agradeço ao Edson Marun Junior, pesquisador do assunto, a indicação do excelente texto em anexo, obtido em:
http://computerworld.uol.com.br/gestao/2009/01/27/por-que-bpm/
Outros Executive Briefings, além deste, podem ser obtidos no endereço acima.
[1] As musas do xPM
Em um projeto de Performance Management (EPM, BPM ou xPM, de acordo com o critério do fornecedor de solução e metodologia), as ferramentas de Business Intelligence são as grandes estrelas, já que são as molas propulsoras para que o investimento seja viável.