Projeto implementado em parceria com a TerraForum é reconhecido como “Ouro da Casa”
Tirar o melhor proveito do ambiente virtual para agilizar a
comunicação e tornar mais claras as estratégias corporativas não é novidade no
HSBC, onde há cerca de dois anos o CEO da empresa vem interagindo com os
funcionários por meio de um blog semanal. O avanço agora está na estruturação de
um Portal Corporativo dentro do conceito mais amplo de gestão do conhecimento e
da informação, iniciativa que estreou oficialmente em 2008, mas que já vem
mexendo com a dinâmica da instituição desde o começo do ano passado, quando o
projeto teve início.
Nesse período, mais de três mil colaboradores foram
ouvidos em entrevistas, dinâmicas e testes para reestruturar os sistemas de
busca e o modelo de gestão da Intranet. Segundo Paulo Floriano, consultor da
TerraForum à frente da implementação, as mudanças abrangeram desde a definição
precisa dos fluxos de informação e de governaça até o estabelecimento de uma
nova dinâmica para a navegação e o look and feel. Todo o conteúdo foi
remodelado, até mesmo no tocante à redação, tendo em vista um melhor ajuste às
necessidades dos colaboradores. O reconhecimento da adequação do modelo proposto
se materializou na conquista do primeiro lugar na categoria Trabalho em Equipe
do concurso “Ouro da Casa”, uma das mais importantes e concorridas premiações
realizadas internamente pelo HSBC.
Fator de competitividade
“A nova Intranet foi concebida para ser a principal ferramenta de
trabalho dos nossos colaboradores, facilitando a rotina de atuação. É um
ambiente que centraliza a captação e a difusão das informações, compartilhando
conhecimento”, afirma Luciano Miranda, gerente do HSBC responsável pelo projeto.
Segundo ele, a consulta aos profissionais da matriz e das diversas agências do
banco no país foi essencial para nortear as decisões e fazer do portal um
instrumento de uso efetivo. “Além de melhorar a satisfação dos trabalhadores, o
mecanismo possibilita ampliar a qualidade do atendimento aos clientes, aumentar
a produtividade e reduzir os custos, o que gera impactos positivos para os
resultados do negócio”.
José Cláudio Terra, presidente da TerraForum e
precursor no Brasil em gestão do conhecimento e portais corporativos – são de
sua autoria os primeiros livros sobre esses dois temas lançados no país –
observa que o gerenciamento estratégico da informação e do conhecimento é hoje
fator de eficiência, eficácia e competitividade das empresas. “O HSBC optou por
um projeto robusto e tem uma visão clara sobre a evolução da ferramenta e suas
potencialidades, até mesmo no que diz respeito a impulsionar os negócios da
instituição no país”. Terra destaca como vantagens do sistema o acesso
centralizado e rápido às informações e a força dos ambientes virtuais para fazer
fluir o conhecimento dos níveis mais estratégicos até a ponta, e vice-versa.
Juliana Vale Marques, head da área de endomarketing do HSBC, considera
que a nova Intranet não apenas dinamiza a comunicação com os colaboradores, mas
também tem forte influência para viabilizar tomadas de decisão mais ágeis e
assertivas. “Trata-se de um recurso crítico para uma instituição como a nossa,
que tem cerca de 28 mil colaboradores em mais de 560 municípios do país”.
Entendendo o que é um portal
Embora possam apresentar
diversos níveis de sofisticação, os portais corporativos não se confundem com
outras tecnologias de interface web. Entre as características que os distinguem
está a alternativa de acesso amplo e seguro a partir de uma única autenticação.
Na prática isso significa que a digitação da senha abre caminho para que o
colaborador utilize todos os aplicativos permitidos a seu perfil de usuário.
Portais corporativos dispõem de um grande número de interfaces,
possibilitando a rápida integração de aplicativos e sistemas sem grande
necessidade de programação ou adaptação de plataformas. A portabilidade é
igualmente um aspecto peculiar, vialibizando o acesso ao conteúdo por meio de
vários tipos de hardware, tais como PCs, terminais, Palms, celulares etc. Outro
fator importante diz respeito à escalabilidade, uma vez que os portais
corporativos têm de ser capazes de suportar elevado número de usuários acessando
o sistema simultaneamente.
Fonte:
Newsletter TerraForum
http://www.terraforum.com.br/
http://www.terraforum.ca/
Nenhum comentário:
Postar um comentário