As mensagens em resposta à esta contém traduções minhas de
artigos do site http://www.dmreview.com/ sobre Metadados. Estas traduções são
de 2002, logo os arquivos originais, em inglês, podem não estar mais
disponíveis.
Os textos discutem a importância crescente da documentação
de sistemas e informações das organizações (metadados), incluindo modelos de
dados e documentações de processos.
Metadados compõem o conhecimento
explícito. Abaixo algumas definições sobre tipos de conhecimento.
TIC
- Tecnologias de Informação e Comunicação
At.
Claudio
Conhecimento explícito
Conhecimento explícito é
aquele que pode ser exteriorizado por palavras, imagens, ou qualquer outro
veículo de transmissão de experiências sem a interação entre pessoas. Presente
nos livros, manuais, bases de dados e de informações, registros de participações
em fóruns de discussão WEB, etc.
Conhecimento tácito.
De
uma forma simplificada, conhecimento tácito é aquele que não pode ser
exteriorizado por palavras. Calado, silencioso.Não expresso; subentendido,
implícito, que, por não ser expresso, se deduz de alguma maneira.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Conhecimento_t%C3%A1cito)
Conhecimento
tacito se constrói por meio da vivencia coletiva, desenvolvimento de visoes de
mundo, capacidade de interpretacao do ambiente, empatia para poder se colocar
verdadeiramente no lugar do outro, etc. (José Claudio C. Terra)
Conhecimento (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre)
O
conhecimento inclui, mas não está limitado, às descrições, hipóteses, conceitos,
teorias, princípios e procedimentos que são ou úteis ou verdadeiros. O estudo do
conhecimento é a epistemologia.
O conhecimento distingui-se da mera
informação porque está associado a uma intencionalidade. Tanto o conhecimento
como a informação consistem de declarações verdadeiras, mas o conhecimento pode
ser considerado informação com um propósito ou uma utilidade.
O
conhecimento, não pode ser inserido em um computador por meio de uma
representação, pois neste caso seria reduzido a uma informação. Assim, neste
sentido, é absolutamente equivocado falar-se de uma "base de conhecimento" em um
computador. No máximo, podemos ter uma "base de informação", mas se não é
possível processá-la no computador e transformar seu conteúdo, e não apenas a
forma, o que nós temos de fato é uma tradicional base de dados.
Associamos
informação à semântica. Conhecimento está associado com pragmática, isto é,
relaciona-se com alguma coisa existente no "mundo real" do qual temos uma
experiência direta.
O conhecimento pode ainda ser apreendido como um
processo ou como um produto. Quando nos referimos a uma acumulação de teorias,
ideias e conceitos o conhecimento surge como um produto resultante dessas
aprendizagens, mas como todo produto é indissociável de um processo, podemos
então olhar o conhecimento como uma atividade intelectual através da qual é
feita a apreensão de algo exterior à pessoa.
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