Traduzido de:
Publication Date: 9 January 2008 / ID Number: G00154600
/ Gartner Research
Social Mining and Social Intelligence: Making Sense
of Web Societies
Kathy Harris, Rita E. Knox
Os requisitos
para a “mineração” e inteligência social estão surgindo do uso empresarial de
software social. As organizações estão construindo ambientes, baseados na Web,
nos quais sociedades complexas são capazes de formar, utilizar, evoluir e criar
conteúdos de alto valor. As organizações precisam pesquisar e obter conhecimento
desses ambientes e conteúdos, de modos que vão além das análises básicas, tais
como extrair fatos, nomes ou lugares.
Principais conclusões
• O volume de conteúdos sociais, recolhidos e armazenados pelas
organizações, está aumentando rapidamente através de atividades formais e
informais, na WEB.
• As organizações de Fornecedores e Usuário estão
melhorando as aplicações tradicionais de “mineração” de dados, análise e
inteligência, para extrair informações semânticas de conteúdos sociais. No
entanto, tecnologias tradicionais não descobrem ou analisam inteiramente os
comportamentos, motivações e as tendências das redes humanas.
• As
técnicas e ferramentas de “mineração” e inteligência social permitirão que as
organizações entendam as dinâmicas presentes em suas sociedades WEB, em
construção, quer se trate dos clientes, colaboradores, parceiros ou clientes
potenciais ou mercados em geral.
• A “mineração” e inteligência social
surgirá a partir de três fontes: aprimoramentos de ambientes de analise e
“mineração” de dados e de Business Intelligence (BI); ambientes de colaboração
social e de soluções pontuais para Sociedades Web.
Recomendações
• Estabelecer uma equipe com três responsabilidades: determinar como sua
organização vai explorar a “mineração” e a inteligência social, pesquisa de
engenharia social e projeto dos resultados esperados das Sociedades Web.
• Identificar atividades empresariais que envolvam comunidades sociais.
Estabelecer orientações para a forma como informações sociais serão recolhidas e
gerenciadas.
• Desenvolver estratégias e planos iniciais para
potencializar relações sociais e conteúdos baseados na Web. Identificar
problemas e oportunidades que a análise e inteligência social pode tratar.
• Avaliar as capacidades e as lacunas atuais em matéria de análise,
“mineração” e inteligência quando aplicadas em informação social. Identificar
tecnologias que possam extrair informações úteis agora. Começar a monitorar
tecnologias para tratar estratégias e ambições futuras.
Vale a pena ver o artigo completo para tentarmos não perder o
“bonde” do que é Inteligência de Negócio hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário