Boa tarde.
Tenho a sorte de estar
acompanhando o desenvolvimento dos trabalhos da Daniela desde os tempos em que a
conheci no grupo de Gestão de Conhecimento da SUCESU-SP, já há alguns anos.
Recomendo a leitura dos textos produzidos por ela, muitos dos quais
estão disponíveis no site da SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do
Conhecimento.
Recomendo a leitura do Paper, de 04/2007, sobre o assunto.
Disponível em: http://www.leansixsigma.com.br/ACERVO/ACERVO_3115631.PDF
Segue um trecho como “aperitivo”:
________________________________________________________________________________
As Faces da Inteligência: como direcionar a sua organização e definir
o perfil profissional
*Daniela Ramos Teixeira
A
aplicabilidade da Inteligência não deve se limitar a grandes organizações. É
essencial que cada empresa, seja uma grande corporação ou PME (pequena e média
empresa), construa o seu modelo de Inteligência.
É crescente o número de
organizações que investem em Inteligência para reduzir os riscos na tomada de
decisão, melhorar o desempenho da equipe de vendas e MKT, neutralizar o avanço
da concorrência e, mais recentemente, buscar na inovação o diferencial
competitivo para agregar valor ao negócio.
O objetivo da Inteligência é
transformar informação subjetiva e desagregada em vantagem competitiva para
agregar valor aos negócios. A aplicabilidade da Inteligência, dessa forma, não
deve se limitar a grandes organizações. É essencial que cada empresa, seja uma
grande corporação ou PME (pequena e média empresa), construa o seu processo de
Inteligência, definindo o foco inicial de atuação bem como o desenvolvimento e a
implementação do modelo (in-house, terceirizado ou híbrido).
_______________________________________________________________________________
Recomendo também: Inteligência Empresarial: muito além do
BI disponível em: http://www.bucci.com.br/artigos/artigo_divulgacao_curso_gtreinar.pdf
Segue um trecho como “aperitivo”:
_______________________________________________________________________________
Inteligência Empresarial: muito além do BI
* Daniela
Ramos Teixeira
No cenário hipercompetitivo do ambiente empresarial, as
táticas de guerrilha ganham projeção e seguidores cada vez mais fiéis. Dentre as
técnicas para vencer a batalha predominam respostas rápidas ao mercado,
parceiras estratégicas, grande conhecimento dos clientes, investimentos na mídia
não-convencional e ações que surpreendam o cliente e também o concorrente.
Há 50 anos, no surgimento do Marketing, já se falava em satisfazer as
necessidades dos clientes; a partir da década de 90, exceder as expectativas dos
clientes e encantá-los passou a ser o foco. Mais recentemente, gurus de MKT e
Estratégia levantam a bandeira para a importância das empresas em ‘criar as
necessidades’ nos clientes, desenvolvendo produtos/serviços que, além de
competitivos, devem ser inovadores.
Para que as empresas alcancem seus
objetivos e saiam vitoriosas do campo de batalha diário, a proposta dessa
abordagem é que seja trabalhada e desenvolvida uma ‘Rede de Valor para
Inteligência Empresarial’ com foco:
- no mercado/concorrência;
-
nos produtos/serviços;
- nos clientes e
- nas redes de valor de
parceiros.
De drezende 20/7/2008 9:06 PM
ResponderExcluirTambém gostei do texto do Daniela Teixeira, pois concordo que a Inteligência Organizacional vai muito, mais muito além de um software B.I.
Os textos dela vêm ao encontro com meus livros e artigos que versam sobre o alinhamento da Informação as Estratégias com foco nos negócios ou nas atividads públicas.
--
Denis Alcides Rezende, Dr.
Nove D - PUCPR - FAE
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9202172197777351
De Daniela 21/7/2008 8:09 PM
ResponderExcluirOlá Prospero e Rezende,
Cá estou eu de volta aos foruns da SBGC.
Prospero, vou acompanhar as mensagens para poder contribuir na medida do possível com esse forum com foco em TI.
Rezende, bom saber que há outros que compartilham da mesma opinião: alinhar TI e informação às estratégias dá resultados. Hoje transformamos dados em inteligência com a ajuda de TI. Agora, para transformar inteligência em estratégia e estratégia em ação precisamos de muito mais!
abçs Daniela R. Teixeira
http://www.revie.com.br/site-blog